25 Regras D'Ouro

Ataque:

1 .Abrir o campo, os alas jogam em cima da linha lateral
2. Regra dos 3 segundos: cada jogador tem de saber movimentar-se sem bola e não deve permanecer mais de 3 segundos no mesmo sítio. Tem de se recordar que num jogo de 40 minutos joga 4minutos com bola e os restantes 36 sem ela.
3. Para onde me desmarco?
Norma: Ocupar sempre o lugar vazio deixado pelo colega de equipa.
4. O jogador com bola aproxima-se da defesa (para fintar e poder ganhar as costas do adversário), os restantes colegas afastam-se dos seus adversários de marcação.
5.Ajudar o colega que tem a posse de bola, às vezes em aproximação outras vezes afastando-se, para dar linhas de passe.
6. Nunca perder a bola e os olhos do adversário de vista, assim como a percepção de onde se encontram os restantes colegas de equipa e tudo que se passa à sua volta.
7. Passar e desmarcar
8. Generosidade na hora de passar. O jogo é ganho pela equipa que marca mais golos, não pelo jogador que concretiza mais.
9. Desassociar o olhar do passe, para que este não seja denunciado.
10. Realizar fintas de desmarcação, de passe, de troca posicionais etc., de modo a confundir os adversários.
11. Os passes devem ser bem direccionados para impedir a intercepção dos defesas e permitir que a bola chegue ao colega em condições.
12. Deve-se ter especial atenção com os passes paralelos junto da nossa área de baliza. Um passe interceptado nessa zona do terreno pode ser letal.
13. Regra dos 5 passes: ter paciência para construir um ataque organizado. Realizar pelo menos 5 passes antes de finalizar, de modo a desorganizar a defesa contrária.
14. Todos os jogadores devem saber pautar o jogo
15.O ÙLTIMO HOMEM NUNCA FINTA : O fixo, ou quem estiver nessa posição de posse de bola, como é o último jogador, não deve tentar fintar o seu adversário, pois se perder a bola, o seu opositor ficará frente a frente com o guarda-redes.
16. A jogada deve ser bem finalizada. Se não for atingido o objectivo que é marcar golo, deve-se evitar o contra ataque.

Defesa:

17. Agressividade: nunca dar uma bola por perdida. Defender passa mais pela atitude que se tem, do que pela técnica que se possa ter. É preciso que cada um queira roubar a bola e tentar ser sempre bem sucedido.
18. Contundência: entrar duro à bola. Ser duro não quer dizer violento.
19. Não deixar o adversário passar com a posse de bola. Fazer contenção e tentar roubar a bola no momento certo. Nunca entrar á “queima”.
20. Jamais perder a bola e os olhos do adversária de vista.
21. A linha lateral é mais um defensor: o atacante deve ser conduzido pela defesa para a linha lateral, pois fica muito mais difícil de atingir a baliza.
22. Quando se defende, nunca se deve estar descontraído. Pois qualquer erro pode ser fatal. Deve-se ter o centro de gravidade mais baixo, de modo a que consigamos reagir rápido a todos os movimentos dos adversários.
23. Todos os jogadores devem defender atrás da linha da bola.
24. Os jogadores que defendem devem ter um óptimo posicionamento defensivo e saber exactamente qual o local que deve ocupar na fase defensiva.
25. A comunicação é um factor primordial para quem defende.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lagares da Beira, Já há Contactos Visando a Formação da Equipa de Futsal Masculina

"Pivot Corre Menos que os Alas".... será?...

As 25 regras que um jogador de futsal deve conhecer