Jovens da ARCED Receberam Medalhas e Troféus


Foi em ambiente de festa que os jovens da ARCED – João Veloso receberam este passado Domingo as medalhas e troféus relativas às conquistas do Campeonato Distrital de Futsal de Escolas da Associação de Futebol de Coimbra assim como da Taça.
João Veloso foi desafiado a fazer um comentário sobre a época vitoriosa que terminou e começou pelo “grito de guerra”, com que os meninos da ARCED exteriorizam as suas motivações no início de cada jogo: “ARCED! VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA!”
João Veloso adiantou: - “3 Desejos de vitória plenamente alcançados com brilhantismo, conseguidos com muito trabalho, suor e lágrimas.
(Sim, lágrimas, porque estes meninos apesar da sua tenra idade e de terem por uma só vez conhecido o sabor da derrota, houve momentos durante este campeonato onde algumas vitórias foram conquistadas não só com sorrisos de “orelha a orelha”, mas com muitas lágrimas. A sua dedicação, ansiedade e o desejo de conquista transformaram por inúmeras vezes aquilo que devia ser só um sorriso de “dever cumprido”, em lágrimas de “vontade de fazer mais e melhor”)
A primeira VITÓRIA foi expressa na conquista do campeonato onde apesar da grandeza dos nossos adversários, nomeadamente o Miranda do Corvo, Miro, União de Coimbra e GIS da Figueira da Foz, fomos sempre a equipa que melhor futsal praticou. O slogan habitual do Futsal “Ataque, Contra-Ataque” foi por nós, em todos os jogos da época, reduzido apenas ao “Ataque” porque esta equipa em todos os jogos do campeonato fez continuadamente “pressão-alta” obrigando assim todos os nossos adversários a fazer um jogo mais directo.
As 19 vitórias em 20 jogos 156 golos marcados e apenas 29 sofridos não deixam qualquer dúvida quanto ao valor e supremacia desta equipa neste campeonato
A segunda VITÓRIA, alcançada com muito brio e determinação foi a Taça da Associação de Futebol de Coimbra, um troféu que faltava a esta Associação dado que na primeira tentativa de conquista em 2003/04 se pautou apenas por uma presença na final.
6 Jogos, 6 vitórias, 40 golos marcados e 8 sofridos, são o saldo final de uma prova ganha com enorme classe e acima de tudo, desportivismo, que esteve bem patente nos jogos da meia-final e final da taça.
A Terceira VITÓRIA, pessoalmente a mais gratificante, (porque nunca foi o objectivo principal desta Associação a conquista de títulos, mas sim a aposta na formação) foi a da afirmação.
Hoje, em todo o distrito de Coimbra, Viseu e Guarda, a ARCED é sinónimo de formação, somos respeitados pela nossa qualidade na formação e acima de tudo pelo nosso desportivismo, porque sempre soubemos reconhecer o mérito aos outros.
A nível nacional começámos no ano passado a ser conotados como uma Associação onde existe um trabalho com qualidade no escalão de Escolas, a comprovar isto estão as observações de que foram alvo 6 crianças nossas por parte do Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, convites para participação em Torneios Nacionais, nomeadamente os da Snickers, Sport-Zone, Associação Portuguesa de Escolas de Futebol e Senhora da Hora (Porto)...
Este projecto não é nem poderia ser um projecto individual de ninguém, são já muitos os que dão o seu contributo para o sucesso desta Associação, os seus dirigentes, pais e amigos, todos eles são verdadeiros campeões, porque todos desempenham tarefas importantes na afirmação desta Associação/Escola de Futebol.
Somos filhos de boa gente, fazemos da humildade, o respeito e o agradecimento as nossas principais armas, como tal, queria publicamente (porque nunca o fizemos e é mais que justo) agradecer todo o apoio que tem sido prestado a esta Associação pelo Membro da Assembleia Municipal, Sr. António dos Santos Lopes.
É uma obrigação e regra nesta Escola que todas as crianças devem cumprimentar e desejar boa sorte aos adversários no início e final de todos os jogos, isto é extensível pela parte que me toca a todos aqueles (não são muitos) que por má formação, informação ou falta de Fair-Play ainda não conseguiram perceber que o que é importante para esta Associação/Escola de Futebol não são os dirigentes, treinadores ou pais, mas sim as CRIANÇAS e toda a sua formação desportiva e intelectual. Cumprimentos e Boa Sorte a todos!”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lagares da Beira, Já há Contactos Visando a Formação da Equipa de Futsal Masculina

"Pivot Corre Menos que os Alas".... será?...

As 25 regras que um jogador de futsal deve conhecer